Glossário financeiro: o que são os campos do lançamento de receita/despesa?
Na hora de fazer o lançamento financeiro, seja de receita ou de despesa, aparecem vários campos para preenchimento. Nem todos são obrigatórios, apenas aqueles que têm um * .
Não ser obrigatório não significa que você não precisa preenchê-los, pois cada campo tem uma função na sua gestão financeira, que podem não fazer muito sentido agora, mas quando você avança na sua gestão essas informações vão ser muito importantes.
Pensando nisso, elaboramos uma espécie de glossário com os principais termos para você se familiarizar:
Valor total: valor completo da receita, mesmo que seja parcelada, coloque o valor total do contrato. Exceção: clientes mensalistas, que pagam um contrato de assessoria, para esses use a recorrência.
Conta do escritório: conta bancária, cartão de crédito ou caixa físico do escritório. Usado para entender para onde entra/de onde sai a receita/despesa.
Data de emissão: data da criação dessa receita/despesa. Pode ser a data de fechamento do contrato.
Tipo de documento: o que você deu de quitação para o seu cliente no caso de receitas e no caso de despesas o tipo de documento que gerou sua obrigação, como um boleto por exemplo.
Número do documento: ligado ao tipo de documento, você pode colocar o número desse documento, por exemplo o número do recibo ou da nota fiscal.
Plano de contas: categoria financeira a que se refere esse lançamento. Verifique as configurações para criar mais planos de contas, se necessário. É importante deixar as categorias bem específicas para ajudar nos relatórios depois.
Cliente: busque seu cliente já cadastrado ou clique no ícone de pessoa à direita para criar o cadastro. Também pode se referir a pessoa que lhe deve/que você vai pagar, mesmo não sendo seu cliente.
Recorrência: serve para receitas/despesas que são todos os meses o mesmo valor para que você deixe recorrente o lançamento. Assim, o lançamento já fica pronto todos os meses e você só dá baixa quando efetivamente for recebido/pago. Use para clientes mensalistas e para despesas fixas, como o aluguel.
Data de exercício: é o mês de competência do lançamento.
Marcadores: campo livre para você criar palavras chaves para organizar e visualizar melhor os lançamentos. Eles ajudam você nos filtros e relatórios.
Descrição: campo livre para anotações. No caso de despesas reembolsáveis é importante descrever por completo a despesa.
Unidade organizacional: funciona para organizar sedes e filiais do seu escritório.
Centro de custo: de quem é essa receita/despesa. Você pode deixar previamente configurados os centros de custos por exemplo por área de atuação ou por advogado(a).
Condição de pagamento: à vista, parcelado ou entrada + parcelamento, mostra como vai ser feito esse pagamento.
Periodicidade: diário, semanal, mensal ou anual, conforme as datas de vencimento no caso de parcelamento.
Data de vencimento, valor e forma: podem ser ajustadas individualmente por parcela. A forma de pagamento é como o seu cliente vai fazer esse pagamento, por exemplo se ele vai pagar um boleto ou vai até o seu escritório pagar em dinheiro.
Projuris ADV powered by Softplan
www.projuris.com.br/adv