Como enviar uma petição inicial?
O PeticionaMais facilita e simplifica o envio de petições iniciais para qualquer Tribunal do país.
Há duas formas de acessar o painel para configuração da petição inicial.
Configuração da petição inicial via painel de processos
O painel de processos é a sessão principal do PeticionaMais. Portanto, é onde é possível Criar petição, a partir do botão no canto superior direito.
No simples contato do cursor do mouse com o botão, aparecem os tipos de petição que podem ser criadas. Ao selecionar 1º Grau, uma nova sessão se abre para a configuração da petição inicial.
Configuração da petição inicial via Menu principal
O Menu principal reúne todas as funcionalidades do PeticionaMais. Por essa razão, é possível configurar a inicial acessando o Menu e selecionando Petição Inicial de 1º Grau para solicitar o direcionamento para a sessão de configuração da peça inicial.
Cadastro da petição inicial
A primeira ação para configurar a petição inicial é Selecionar o PDF dos documentos que farão parte do processo.
Todos os documentos podem ser visualizados no próprio PeticionaMais, a partir de um clique na seta localizada em frente ao nome do arquivo.
A ordem dos documentos também pode ser organizada nessa mesma janela. É só clicar no nome do arquivo e manter o mouse acionado para poder movê-lo para a posição correta.
Atenção! A caixa de seleção do tipo de documento que aparece ao lado do nome do arquivo só poderá ser preenchida após o preenchimento dos DADOS DO PROCESSO.
Como informar os dados do processo
Os campos para informar os dados do processo se abrem quando o(a) usuário(a) clica em Informar.
Nessa etapa, todos os campos são de preenchimento obrigatório, com exceção das caixas disponíveis para identificar o tipo de pedido, a existência de sigilo ou o segredo de Justiça.
Após preencher todos os campos, basta Salvar para adicionar o POLO ATIVO.
Atenção! Lembre-se de selecionar o tipo de documento, na caixa ao lado do nome do arquivo, após preencher os DADOS PARA O PROCESSO.
Como informar dados do polo ativo
As informações sobre o polo ativo podem ser acrescentadas ao clicar em Adicionar parte.
Para identificar a parte cadastrada, basta selecionar as opções fornecidas a partir do Cadastro de pessoas. O mesmo ocorre para a identificação do(a) advogado(a).
Tudo pronto, basta Salvar para adicionar o POLO PASSIVO.
Como informar dados do polo passivo
Os dados referentes ao polo passivo podem ser informados ao clicar em Adicionar parte.
A identificação da parte cadastrada deve ser feita a partir das opções fornecidas por intermédio do Cadastro de pessoas. A mesma situação se repete na identificação do(a) advogado(a) peticionante.
Depois da conferência de todas as informações, selecione Protocolar, no canto superior direito da tela. O PeticionaMais retornará a mensagem de que a solicitação de protocolo foi enviada com sucesso.
Como confirmar o protocolo da petição inicial
O status do envio constará na barra lateral, em PROTOCOLO.
Enquanto a peça estiver na aba Em andamento, significa que ainda está sendo enviada ao Tribunal.
A petição constará na aba Finalizados assim que o protocolamento for realizado.
A partir do acesso aos Detalhes do processo, pelo número do processo protocolado, é possível consultar os DOCUMENTOS DO PROCESSO. Entre eles constará o Recibo, que pode ser visualizado quando baixado.