Como vimos, o ChatGPT pode ser uma ferramenta inestimável para advogados pesquisarem sobre determinado assunto, pois a tecnologia permite em instantes responder às perguntas dos usuários com grandes quantidades de dados, bem como fornece ao usuário resultados relevantes.
Contudo, é muito importante que o advogado sempre averigue as informações trazidas e combine as informações ao seu conhecimento jurídico sobre o tema. Um dos maiores problemas é que a tecnologia não consegue acompanhar as complexidades da lei.
Além disso, o ChatGPT não consegue detectar plágio e pode “inventar” jurisprudências, uma vez que não consegue obter dados estatísticos dos Tribunais ou qualquer informação sobre os precedentes judiciais que poderiam se adequar à resposta ideal que você procura.
A ferramenta não é alimentada/atualizada de forma diária, logo as decisões encontradas não são atualizadas e podem fazer você incorrer em erro ao buscar no ChatGPT esse embasamento jurídico para suas teses.
O ChatGPT deve ser usado de forma a auxiliar o trabalho humano para obtenção de insights e otimização de rotinas profissionais, para isso, seguem algumas dicas valiosas para você!
Seja específico
Ao fazer uma pergunta, seja o mais específico possível. Evite fazer perguntas muito amplas ou vagas, pois isso pode levar a respostas imprecisas. Em vez disso, concentre-se em um tópico específico e forneça detalhes suficientes para o ChatGPT entender o contexto da sua pergunta.
Utilize exemplos
Se a sua pergunta for muito complexa ou abstrata, é interessante fornecer exemplos concretos para auxiliar o ChatGPT a compreender melhor o que você está perguntando. Os exemplos podem tornar sua pergunta mais clara e fornecer uma referência para a ferramenta.
Evite fazer duas ou mais perguntas juntas
Faça sempre uma pergunta objetiva por vez. Realizar duas perguntas em uma só pode confundir o ChatGPT e levar a respostas imprecisas ou incompletas.
Seja objetivo
Perguntas objetivas e não emocionais ajudam o ChatGPT a responder sua pergunta de maneira correta e imparcial. Se você estiver fazendo uma pergunta sobre um fato ou situação pessoal, tente separar suas emoções do que você está perguntando e concentre-se apenas nas informações relevantes.
Revise sua pergunta
Antes de enviar sua pergunta, revise-a para garantir que ela faça sentido e esteja clara. Confirme que sua pergunta não contenha erros de ortografia ou gramática que possam dificultar a compreensão do ChatGPT.
Não insira informações sigilosas no ChatGPT
O ChatGPT pode vazar informações , assim, é muito importante que você não insira nada que seja sigiloso.
Se atente ao limite de caracteres
Há um limite de 8000 caracteres para elaboração da sua pergunta/comando. Desse modo, para avaliar ou resumir um grande volume de texto será necessário que você divida a sua solicitação em várias pequenas solicitações para que, assim, o conteúdo completo seja considerado.
Se você precisar “quebrar” a sua solicitação, é importante que você informe para a IA. Exemplo:
A partir de agora vou inserir várias informações aqui para que você se lembre. Assim que eu terminar de inserir todas as informações, escreverei "terminei e, neste momento você poderá enviar sua resposta. combinado? Essa opção serve para textos muito extensos de situações complexas
Claro, estou pronto para ajudá-lo assim que você terminar de inserir todas as informações. Basta me informar quando terminar e eu enviarei minha resposta.
Exemplos:
Aja como um advogado, com mais de 10 anos de experiência na área empresarial e me ajude a estruturar um acordo de sócios. Quais são as informações e detalhes necessários para redigir um documento de alta qualidade? Justifique sua resposta passo a passo.
Resuma esse texto
Corrija erros de ortografia
Formular estratégias de defesa para argumentos utilizados